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Uma vida mais Sustentável 🍃
Uma vida mais Sustentável começa agora! ♻️
Uma vida mais sustentável para um planeta mais verde

Ser sustentável reflete-se nas nossas escolhas e ações diárias. Mas como começar? Uma vida sustentável é mais do que fazer a divisão do lixo e colocar no ecoponto. A Sustentabilidade é cada vez mais um estilo de vida que se reflete na forma como aproveitamos um alimento da semente à sua casca, ou damos uma segunda vida a roupas ou frascos. Mais do que poupar recursos, a sustentabilidade pode ainda ajudá-lo a poupar dinheiro, a dar uma nova vida a objetos e até a entreter as crianças. Com esta página, pretendemos ajudar toda a sua família a ter uma Vida Sustentável, para um Planeta Verde
 

 
Uma alimentação saudável, reflete-se por fora e por dentro! 

 "Como de forma mais saudável quando quero perder peso!". Se esta frase não lhe é estranha, fique a saber que está completamente errada! Uma alimentaçao saudável é completa, variada, equilibrada e proporciona toda a energia para um bem estar físico e mental ao longo do dia!

Alimentos ricos em fibra como produtos hortícolas, frutos, cereais e leguminosas, vitaminas, sais minerais e com baixo teor de gordura devem ser os “alimentos base” do quotidiano para uma alimentação saudável. 

Escolhendo os alimentos...
 

 



Uma alimentação saudável passa por saber escolher aquilo que comemos e por um bom planeamento das refeiços! Vamos por partes:
Numa alimentação saudável e variada as frutas, cereais e legumes desempenham um papel importante pelo seu baixo (em geral) teor calórico e fornecimento de energia e vitaminas naturais e saudáveis. Assim, um dos truques é optar por frutas e legumes da época que além de respeitarem o ambiente, contribuem muitas vezes para uma ajuda dos produtores locais. 
No que toca ao planeamento das suas refeições pode optar por 2 alternativas: fazer compras semanais e aproveitar ao máximo os alimentos, uma vez que as frutas e legumes são perecíveis (compre a fruta e legumes enquanto estão mais verdes se não os vai usar num curto espaço de tempo) ou opte por congelá-los. A afirmação de que congelar frutas e legumes para uso posterior faz com que percam as suas qualidades nutritivas é um mito!
Saiba quais são as frutas e legumes da Época aqui: 
https://www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-alimentares/dicas/calendario-fruta-legumes-epoca-ideal
 
A importância do Pequeno-Almoço 🥞🍓
 
 
Um pequeno-almoço equilibrado passa por fornecer ao corpo os nutrientes de que este precisa após um jejum prolongado (o nosso sono). Há muitas pessoas que saltam esta refeição alegando que não têm fome de manhã. Se é o seu caso, comece por forçar-se a comer em pequenas quantidades de manhã (alimentos leves e saudáveis) e aumente gradualmente as quantidades ao longo das semanas!
É também importante beber um copo de água de manhã, de forma a hidratar o seu corpo após o período em que esteve a dormir.
A fruta fresca deve ter um lugar de destaque no seu pequeno-almoço. Por ser rica em vitaminas, minerais e fibra, ajuda a manter as defesas ativas e a desintoxicar o organismo!
Deixamos 3 sugestões para um pequeno-almoço com tudo o que precisa para que o dia lhe corra às mil maravilhas!
 
1. 2 fatias finas de queijo magro (40 g) + 1 pão de mistura de trigo e centeio (75 g) + 1 colher de sobremesa de doce (à sua escolha) (15 g) + 1 copo de sumo natural de uma laranja (160 g) e 1 cenoura (80 g);
 
2. Batido: 1 chávena de leite magro (250 ml) + 6 bolachas tipo maria (35 g) + maçã (80 g) + banana (80 g) + amêndoas (15 g)
 
3. 1 iogurte líquido magro (200 ml) + 5 colheres de sopa de flocos de aveia (35 g) + 1 pêssego pequeno (80 g) + meia banana (80 g) + 2 colheres de café de canela (2 g) + 1 colher de sopa de sementes de sésamo (10 g) - misture tudo numa tigela.

É possível comer bem, de forma variada e perder peso!
É possível! 
Em primeiro lugar se se mentalizar de que quer comer bem por si e pela sua saúde, a parte da perda de peso e sobretudo de "manter" o peso vem por feliz acréscimo. Junte o útil ao agradável, comendo bem e fazendo pelo menos uma caminhada de 30 minutos por dia e confie em nós, irá perder peso! 
Também a parte de se manter hidratado bebendo água é muito importante neste processo.
Para ajudar neste processo sugerimos ainda:
1. Vá fazendo pequenas refeições por dia, comendo uma peça de fruta com 2 fatias de queijo ou um punhado de frutos secos. 
2. Evite fazer compras com fome, pois será mais difícil resistir a snacks menos saudáveis.
3. Não salte o pequeno-almoço!
4. Evite alcool e alimentos com muita gordura ou açúcares.
5. Não se prive de comer nada, reduza é as quantidades!


E lembre-se sempre... 🌍

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