As plantações de dendezeiros (o fruto das palmeiras) fornecem óleo vegetal – o óleo de palma – em abundância. Este óleo é utilizado na produção de alimentos, produtos de higiene e cosméticos. Perante uma grande procura global do óleo de palma, se estas plantações não forem realizadas e mantidas de forma sustentável, pode ter consequências graves ao nível da desflorestação. Esta ideia faz-nos pensar no imediato no impacto negativo na biodiversidade e poluição da atmosfera. Uma gestão da produção do óleo de palma tem também consequências para as comunidades locais nos principais continentes onde é cultivada: Sudeste Asiático, América Central e África.
Por esta razão a Marca Guia tem vindo a contribuir desde 2009 para tornar o setor de exploração do óleo de palma mais sustentável, comprometendo-se com uma redução proativa e progressiva com vista a reduzir a sua pegada florestal. Este plano florestal da marca E.Leclerc acontece em parceria com a TFT (The Forest Trust) com foco na madeira, papel e óleo de palma.
Hoje em dia, todo o óleo de palma utilizado nos produtos Marca Guia tem certificado RSPO (Roundtable for Sustainable palm Oil).
Para ir mais longe, estamos agora comprometidos com uma política de “zero desflorestação”, trabalhando ativamente no rastreio da nossa cadeia de abastecimento de óleo de palma em colaboração com os nossos fornecedores.
Fundada em 2004, a RSPO – Mesa Redonda de Óleo de Palma Sustentável -, é uma associação cujo objetivo é promover o crescimento e o uso de óleo de palma que atenda a critérios específicos de durabilidade sem prejudicar o ambiente e as comunidades.